terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Como preparar a PVT

Tem alguns tipos e tamanhos de soja diferente. Tem o "sabor" frango e o carne vermelha. E tamanhos tem pequena, média e grande. Particularmente não gosto muito da grande, acho que ela fica meio crua por dentro, mas também é muito saborosa




Deixe a Proteína vegetal texturizada (soja) no fogo até ferver, depois escorra. Passe aguá fria por cima e deixa escorrendo, apertando com uma colher de pau, para sair o excesso de água.



Depois é só temperar, do mesmo jeito que você tempera uma carne. Geralmente eu tempero assim: Frite cebola e alho no óleo, adicione tomate, coentro, e batatas cozida, depois coloque a soja e os temperos que quizer (curry, cominho, coloral, sal, orégano, salsa...)

Ou se preferir faça do seu jeito.

Um comentário:

  1. Olá Bárbara!

    Acabei de conhecer seu blog e já achei bem bacana (confesso que não sei ao certo qual a diferença entre vegetariano e vegano, mas acho que isso não é tão importante).

    Bom, mas esse comentário é sobre o preparo da PVT. Conversei com uma nutricionista a respeito e ela disse que qdo fazemos como vc sugere, boa parte da proteína da soja vai pro lixo junto à água. Daí ela sugeriu (e esse é o método que sempre faço e fica muito bom) que simplesmente colocasse a PVT dentro de água (suficiente para cobri-la) e deixasse a própria PVT absorver essa água, mesmo sem ir ao fogo. Assim ela já fica prontinha.

    E uma dica de receita que faço direto e acho bem bacana é a farofa de soja. É só preparar a PVT (pode ser como citei acima), coloca ela numa frigideira com um pouco de óleo ou azeite (de preferência uma frigideira de tefon, que não gruda). Quando ela estiver ficando corada, coloca azeite (ou óleo) cebola ralada ou picada, alho picado, coentro, cebolinha e os temperos de sua preferência. Dá uma ligeira refogada e acrescenta a farinha e uma pitada de sal. Fica de primeira.

    Obrigada por compartilhar conosco essas informações!

    Muita Paz e Luz!
    Germana

    ResponderExcluir